Relação entre Psicologia e Filosofia feita por Wittgenstein é base para projeto

Projeto coordenado por professora de Filosofia realiza investigações sobre filósofo austríaco que relaciona as duas áreas do conhecimento

Edição: Beto Carlomagno
Pauta: Laura Almeida
Reportagem: Lucas Marcondes

Em meados de 1913, um dos alunos do filósofo britânico Bertrand Russel (1872-1970) na Universidade de Cambridge dirigiu-lhe uma pergunta inesperada: “O senhor poderia fazer a fineza de me dizer se sou ou não um completo idiota?”. Embaraçado pelo questionamento, Russel pediu ao jovem estudante que escrevesse um texto sobre um assunto filosófico qualquer. Bastou a leitura de algumas linhas do texto para que Russel tomasse conhecimento de que estava diante de um intelectual promissor: o austríaco Ludwig Josef Johann Wittgenstein (lê-se “vitiguenstáin”), uma das figuras mais importantes para a filosofia no século XX. [1]

Josef Wittgenstein desenvolveu uma teoria que, de certo modo, estabelece relações entre a filosofia e a psicologia. O acadêmico buscou realizar uma investigação gramatical acerca dos termos empregados na psicologia. Essa iniciativa tinha como objetivo analisar os diferentes usos que são feitos dos conceitos psicológicos na prática da linguagem. É baseada nessa ideia que uma pesquisa intitulada “A subjetividade no segundo Wittgenstein” está sendo realizada pelo curso de Filosofia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) com a coordenação da Professora Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Mirian Donat.

“Esse projeto trata da questão da subjetividade voltada para o estudo da filosofia da psicologia”, explica a Doutora Mirian Donat, que também esclarece que a abordagem é voltada para a segunda fase do pensamento de Wittgenstein. Segundo o estudo desenvolvido pela Doutora, o filósofo austríaco possui os méritos por ter apontado a solução para a complexidade das expressões psicológicas em nos voltarmos para toda a magnitude e complexidade da vida humana, e não buscar isso apenas no indivíduo. A Professora Doutora esclarece que a linha de pesquisa tem como foco a subjetividade em Wittgenstein levando em conta os estudos que o mesmo realizou ao estabelecer conexões entre os campos da filosofia e psicologia.

Além de explorar a temática da linguagem na psicologia, a iniciativa vai além. “O trabalho também aborda demais questões como os estados mentais, o que é a mente, o que é consciência”, esclarece a Doutora Mirian Donat, que também explica com mais detalhes a linha de estudo de Wittgenstein. “Isso não significa que ele [Wittgenstein] está reduzindo o mental ao linguístico. O que ele está dizendo é que, filosoficamente, pode haver uma explicação para os conceitos psicológicos”. O projeto chefiado por Mirian Donat tem prazo de conclusão somente para o mês de março de 2013. Até lá, a pesquisadora garante que serão publicados artigos científicos sobre o tema e que, além disso, a equipe buscará disseminar o debate a respeito da teoria de Wittgenstein em meio à comunidade acadêmica.

About these ads

Uma resposta para Relação entre Psicologia e Filosofia feita por Wittgenstein é base para projeto

  1. bields84 disse:

    Belo blog sobre psicologia!

    Frequentarei aqui mais vezes!

    Esse post realmente tem a ver com o que eu procuro sobre psicologia!

    se quiser que eu publique algo de sua autoria, é só falar que eu coloco no meu blog com sua identificação e endereço do blog!

    da uma olhada no
    http://psicologiaparatodos.orgfree.com/blogpsicologia

    (troquei o endereço, o antigo já era)

    quem sabe podemos trocar links!

    abraços

    Gabriel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: