Pesquisa vai criar um banco de dados de instituições e ONGs de Londrina

Projeto do departamento de Administração da UEL levanta o perfil de entidades que constituem o Terceiro Setor

Pauta: Ana Carolina Contato
Reportagem: Fernanda Cavassana
Edição: Beatriz Assumpção

Terceiro setor é “o conjunto das organizações da sociedade civil que não tem nenhum tipo de relação orgânica com o estado e com a iniciativa privada enquanto setores organizados da própria sociedade. É a própria sociedade civil que se organiza fora das estâncias do Estado e da iniciativa privada”. É o que explica Rozinaldo Miani – mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, doutor em História pela Unesp e coordenador do curso de Especialização em Comunicação Popular e Comunitária na UEL. De acordo com Miani, a ideia do terceiro setor se desenvolveu, basicamente, durante a década de noventa, nos EUA, com objetivo de apoiar as ações do Estado e das iniciativas privadas no encaminhamento dos problemas da sociedade.

No Centro de Estudos Sociais Aplicados da UEL, o professor Luís Miguel Luzio dos Santos graduado em Ciências Econômicas e Administração pela UEL, com mestrado em Administração na mesma instituição e doutor em Ciências Sociais pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo, iniciou o projeto para analisar e acompanhar o desenvolvimento das entidades que compõe o terceiro setor da cidade. Nomeada como Perfil do terceiro Setor da cidade de Londrina, esta pesquisa pretende, também, estudar o poder dessas instituições junto à sociedade.

 O tema para o projeto foi escolhido como uma continuidade dos estudos já realizados pelo professor Luís Miguel dos Santos sobre o assunto. Após precisar pesquisar sobre as ONGs para desenvolver sua tese de mestrado e doutorado, ele percebeu a necessidade de ter uma fonte de consulta sempre atualizada sobre os representantes do terceiro setor na cidade.  “O projeto que eu estou envolvido pesquisa a realidade atual e de tenta criar um banco de dados que depois pode ser realimentado”, afirmou.

 Em Londrina, há um campo amplo para esta pesquisa. Segundo Rozinaldo Miani, “Londrina é uma das cidades brasileiras que tem maior numero de ONGs em funcionamento”. Para o professor Luís Miguel dos Santos, a quantidade de instituições do terceiro setor na cidade é mesmo bastante significativa. Segundo dados de pesquisas que ele realizou anteriormente, a proporção de ONGs em relação ao número de habitantes na cidade é bem acima da média nacional. “Então, nós podemos dizer que o terceiro setor na cidade de Londrina é extremamente expressivo. Com certeza está entre os cinco mais expressivos do Brasil”, comentou.

 O objetivo da pesquisa poderá ser alcançado por meio de questionários que serão desenvolvidos durante o projeto e distribuídos para as entidades futuramente avaliadas. A primeira bateria de perguntas será feita por telefone e a segunda via e-mail. Visitas às associações ou instituições também poderão servir como uma terceira alternativa de contato.

Este projeto do departamento de Administração da UEL está na fase inicial de seleção da bibliografia e de fontes secundárias. Seu término está previsto para setembro de 2011.

Anúncios

One Response to Pesquisa vai criar um banco de dados de instituições e ONGs de Londrina

  1. Adriana Refundini disse:

    Boa tarde, gostaria de saber se vocês têm algum trabalho ou contato com alguma organização não governamental ou instituição aqui em Londrina, pois tenho interesse em fazer trabalhos voltados para a área social.
    Sou formada em Ciências Sociais, fiz Especialização em Ensino de Sociologia, tudo na UEL (embora não tenha concluído esta por motivos financeiros – faltou apenas a monografia).
    Tenho interesse em adquirir experiência, portanto não estou exigindo ou almejando um salário “grande”, haja vista que a experiência para mim é necessária.
    Desde já agradeço.
    Adriana Refundini.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: