Universidade Estadual de Londrina recebe o 18º EAIC

O Encontro, que foi realizado nos dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro, recebeu estudantes de várias regiões do Estado

22-5-2009-g-eaic

Pauta e Reportagem: Beatriz Assumpção
Edição: Kauana Neves

O 18º Encontro Anual de Iniciação Científica, EAIC, foi realizado em Londrina esse ano. O evento tem como objetivo difundir e divulgar os projetos de pesquisa realizados em cinco Universidades do Estado: Universidade Estadual de Londrina ” UEL, Universidade Estadual de Maringá ” UEM, Universidade Estadual de Ponta Grossa ” UEPG, Universidade Estadual do Centro Oeste ” Unicentro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. ” Unioeste. além de contar com a participação de outras instituições como a Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão e a Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí.

Durante o encontro, os estudantes que realizam pesquisas nessas universidades se reuniram para mostrar o trabalho que desenvolvem junto com seus orientadores nas mais diversas áreas do conhecimento. A Rádio UEL FM cobriu o evento com reportagens sobre alguns projetos de pesquisa selecionados. Um dos temas abordados foi a alimentação infantil.

A mudança de hábitos alimentares das crianças é um tema que está em destaque tanto na mídia, quanto nos consultórios médicos. Uma pesquisa da Universidade Estadual de Maringá estudou como anda a alimentação das crianças a partir de um questionário entregue aos pais. A parte final da pesquisa foi desenvolvida pela estudante Priscila Santos de Macedo, que esta no quarto ano de Engenharia de Alimentos. A pesquisa se chama “Ingestão e adequação de nutrientes em escolares” e foi realizada com pais de crianças de escolas públicas e particulares do município. O trabalho teve a orientação da professora Edna Regina Netto de Oliveira, que possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina, graduação em Nutrição pelo Centro de Ensino Superior de Maringá, mestrado em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina e doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá.

De acordo com Priscila Santos de Macedo, pesquisas como essas, são importantes para evitar e controlar a obesidade infantil, “Os hábitos alimentares vêm desde pequeno, por isso é importante entender e ensinar as crianças a se alimentarem, para que elas não sofram com a obesidade mais tarde”, disse ela. De acordo com a estudante, o que surpreendeu no resultado da pesquisa é que as crianças estão consumindo muita proteína, “eles ingerem muita proteína, por exemplo carnes, chega a ser o dobro do recomendado diariamente”.

Outra pesquisa que aborda o mesmo tema foi desenvolvida na Universidade Estadual do Centro Oeste, Unicentro. O trabalho “Percepção da alimentação na educação infantil” foi desenvolvido por um grupo de alunos de Nutrição e foi apresentado no Eaic pela estudante Adriana Honaiser que está no quarto ano do curso. O estudo foi orientado pela professora Priscila Negrão de Moura, que possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná e Mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo. Nesse projeto, os estudantes verificaram a percepção da alimentação infantil a partir do ponto de vista dos pais e professores de uma escola de Pinhão (cidade próxima a Guarapuava).

Novamente, o foco da pesquisa são os pais, já que, segundo Adriana Honaiser, são eles que ensinam os hábitos alimentares aos filhos. “Depois das coletas de dados, nós fizemos algumas atividades com as crianças no sentido de incentivar uma reeducação alimentar. Com isso, percebemos que se fizermos uma salada de frutas, por exemplo, as crianças comem, elas gostam de coisas saudáveis, mas às vezes por falta de tempo, isso não é incentivado em casa. É mais difícil reeducar os pais do que as crianças”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: