Oficina de moda ajuda na valorização do idoso

O projeto de extensão “Moda e a terceira idade” faz parte do programa Universidade Aberta à Terceira Idade e ensi

na técnicas de moda aos idosos

Pauta: Daniela Brisola

Reportagem: Beatriz Pozzobon

Edição: Beatriz Assumpção e Marcia Boroski

foto-matbia

Universidade Aberta à Terceira Idade, UNATI, é um programa de extensão da Universidade Estadual de Londrina, UEL. Esse programa é coordenado pela mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sandra da Cruz Perdigão Domiciano. De acordo com a coordenadora, o objetivo do programa é realizar trabalhos com características sócio-educativas junto aos idosos de Londrina. “Desenvolvemos um conjunto de atividades inerentes a cada um dos projetos que integram o UNATI, acrescidas as discussões sobre as questões do envelhecimento, da família, da convivência social, da importância de se dedicar um tempo pra si, além de conscientizá-los do Estatuto do Idoso”, explica a coordenadora. O programa, é um projeto do departamento de Serviço Social e abriga subprojetos de diversos departamentos da UEL.

Dentre estes está o projeto de extensão “Moda e terceira idade”, coordenado pela mestre em Educação pela UEL, Margareth Anna Zekveld Daher. A professora é graduada em Educação Artística pela UEL e especialista em Moda pela mesma instituição e é, atualmente, professora do Curso de Design de Moda.

Nas oficinas de Moda, o idoso tem a possibilidade de fazer tingimento, interferência em superfícies, estamparia, produzir echarpes, entre outros. “Nas aulas, eu dou as informações sobre moda, nós discutimos sobre isso, ouço a opinião deles”, afirma Margareth Daher. “É muito gratificante, pois é uma troca de informações”, completa. Ela ressalta que o aprendizado adquirido nas oficinas é, muitas vezes, passado para outros idosos que convivem com os participantes do UNATI. “A intenção do projeto é que cada idoso seja multiplicador do conhecimento que eles adquirem aqui, levando esse conhecimento à comunidade onde estão integrados, seja na igreja, no centro social, em um núcleo de convivência”, explica a professora.

Outra vantagem da oficina de moda é que o idoso produz coisas “palpáveis”, que ele pode usar depois. Margareth Daher conta que na última aula, vários idosos vieram com a camiseta que tinham tingido na aula anterior. “Eu percebo o prazer que eles têm de fazer o trabalho que estão fazendo. Eles escolhem a cor, escolhem a interferência que vão fazer na camiseta. E depois mostram com orgulho, porque é algo feito por eles próprios”, afirma. Ela diz também que com a participação nas oficinas, o idoso pode fazer da atividade um trabalho, produzindo o que aprende para vender.

Conforme salientado pela professora Margareth Daher, a principal vantagem do projeto é que ele reanima os idosos e permite uma renovação na vida deles. “Quando eles entram no projeto eles estão praticamente esquecidos pela família e de repente adquirem de novo uma personalidade, adquirem vontade própria, eles conseguem se manifestar melhor e as pessoas da família passam a respeitá-los mais; parece que eles voltam a ter a importância que eles tinham perdido ao longo do passar dos anos”, conta a professora. Essa reintegração do idoso na sociedade se dá pelo convívio com o grupo, pois o idoso conhece novas pessoas, faz novas amizades, troca conhecimentos.

“Eles descobriram que a saúde deles ainda os permite exercer várias atividades. Inclusive uma das nossas telas, diz: UNATI-UEL: Mais Vida. A Universidade dá realmente essa oportunidade para eles, proporcionando mais vida, com mais qualidade, valorizando a si próprio”, salienta Margareth Daher, satisfeita com os resultados obtidos.

Os participantes do UNATI têm a cima de 60 anos, e hoje são 58 inscritos. As oficinas de moda acontecem todas as terças e quintas feiras à tarde. O projeto é gratuito, as inscrições para 2010 podem ser feita com a professora Sandra da Cruz, coordenadora do programa UNATI, pelo telefone 3371-4614.

Créditos da foto: Beatriz Pozzobon

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: