Comportamento competitivo de atletas de voleibol é tema de pesquisa do Departamento de Esportes da UEL

O objetivo do projeto é traçar perfil dos atletas para aperfeiçoar o trabalho de treinadores

Professor Doutor Hélio Serassuelo Junior pesquisa a competitividade no voleibol

Edição: Beto Carlomagno
Pauta: Laura Almeida
Reportagem: Juliana Mastelini Moyses

O homem é mais competitivo que a mulher independente da modalidade de esporte que pratique. Esta é uma das observações levantadas pelo projeto “Tendências Comportamentais Competitivas em Atletas Pertencentes à Modalidade de Voleibol”, orientado pelo professor do Departamento de Esportes da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Hélio Serassuelo Junior, graduado em Educação Física pela UEL e doutor em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP).

A pesquisa visa analisar o comportamento dos atletas de voleibol, observando se fatores como sexo, idade e modalidade de esporte influenciam suas atitudes competitivas. Ao final da pesquisa, explica o professor, busca-se traçar um perfil dos competidores estudados para orientar técnicos sobre o comportamento dos atletas possibilitando uma adequação dos trabalhos para alcançar melhores rendimentos.

“O projeto é um braço do Grupo de Estudo em Psicologia da EEFE-USP na UEL e faz parte de um projeto maior que analisa tendências competitivas de atletas de modalidades individuais e coletivas, como judô e handebol.” Como o estudo envolve  a área psicológica, todos os levantamentos produzidos passam pelo aval do grupo de pesquisa da USP e do psicólogo e professor Antônio Carlos Simões*, que foi orientador de Serassuelo Junior no doutorado.

Todo atleta, explica o professor, tem uma orientação esportiva ou competitiva, também chamada de tendência, que faz com que o competidor trace pontos a seguir na carreira. “São três linhas diferentes: vencer, competir ou estabelecer metas pessoais.” Cada pessoa terá um resultado no jogo dependendo da atitude competitiva que adota, completa Serassuelo.

O competidor que foca na vitória terá um resultado mais voltado para o grupo. “Por exemplo, um time com 11 jogadores focados na vitória será um time extremamente competitivo, o objetivo maior deles é a vitória”, explica o professor.

Já o comportamento do atleta que visa apenas competir está mais ligado a romper limites individuais. “Este atleta não está tão comprometido com a vitória, é claro que ele vai para atingir o objetivo do grupo, que é vencer, mas o mais importante para ele é romper limites individuais”, explica.

O professor cita o exemplo do atleta universitário. “Esse atleta vai jogar enquanto estiver na faculdade, depois vai deixar o esporte e seguir a carreira para a qual se formou. Então a vitória não é algo que está em primeiro lugar, o importante pare ele é competir. Ele faz aquilo porque lhe dá prazer.”

Segundo o professor, existem diversos estudos sobre as habilidades motoras dos atletas, como força e resistência. Porém são poucas as pesquisas no Brasil que estudam as tendências comportamentais dos atletas, diferente de outros países como Estados Unidos. A pesquisa está no início. Até agora foram estudados 400 atletas. E, até o final do projeto, previsto para julho de 2010, o objetivo é analisar cerca de 1000 competidores, como conta Serassuelo Júnior.

*Antônio Carlos Simões é licenciado em Educação Física pela USP, em Pedagogia pela Faculdade de Educação Campos Salles. Possui Licenciatura e Bacharelado em Psicologia e formação de Psicólogo pelas Universidade Guarulhos. Mestre em Educação Física pela USP e doutor em Ciência da Comunicação pela USP.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: