Mestrado em Serviço Social lança Coletânea

Livro foi escrito por participantes do programa de mestrado em Serviço Social da UEL

 
 

A professora dra. Olegna Guedes, durante o lançamento do livro

Edição: Tatiane Hirata
Pauta: Laura Almeida
Reportagem: Marina Dias
 
O mestrado em Serviço Social da UEL lançou em março a coletânea “Serviço Social e Políticas Públicas: processos de trabalho e direitos Sociais”. O livro foi organizado pela professora doutora Olegna de Souza Guedes – graduada em Serviço Social pela PUC de São Paulo, em Filosofia pela USP, com mestrado e doutorado concluídos também pela PUC de São Paulo. A publicação foi feita pela Eduel, em parceria com o Fundo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão da UEL (FAEPE). Após o lançamento da publicação, foi dada a aula inaugural do Mestrado pela professora doutora Maria Lúcia Martinelli, do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC-SP. A aula teve como tema a “Pesquisa qualitativa no Serviço Social”.

Conexão Ciência: Quando começou a organização do livro e como surgiu a ideia de montar a coletânea?

Prof. Dra. Olegna Guedes: A organização se deu no período de maio a julho de 2008. A ideia surgiu da certeza de que tínhamos um acervo de produção que precisava ser circulado, publicado. E como soubemos através do comitê FAEPE da possibilidade de verbas para que o livro fosse publicado, organizamos a coletânea dentro das possibilidades do edital do FAEPE.

Conexão Ciência: Quem são os autores dos textos publicados?
 
Prof. Dra. Olegna Guedes: São professores do curso de mestrado com orientandos que hoje são professores de outras universidades, algumas do Paraná, outras de outros estados.
 
Conexão Ciência: É possível estimar o tempo de pesquisa que foi necessário para que os textos fossem escritos?
 
Prof. Dra. Olegna Guedes: É muito trabalho de pesquisa. Cada trabalho está dentro da linha de pesquisa do orientador, à qual ele dedica sua carreira. É como se fosse um momento da pesquisa que o orientador desenvolve. E naquele momento foi partilhada daquela forma com aquele orientando.
 
Conexão Ciência: O mestrado em Serviço Social tem duas linhas de pesquisa e o livro também se divide nessas duas linhas. Quais são elas?
Prof. Dra. Olegna Guedes: As linhas são a de Políticas Sociais e a de Processos de Trabalho em Serviço Social. São duas linhas fundamentais dentro do Serviço Social no Brasil, porque o assistente social trabalha eminentemente com políticas sociais, públicas ou privadas, mas ele é um gestor de políticas públicas. A primeira linha [de Políticas Sociais] trata da atividade fim dele e quais são os processos de trabalho que envolvem essa gestão das políticas sociais. A outra linha [de Processos de Trabalho em Serviço Social] avalia o que é o serviço social, o fazer e o pensar do serviço social.
 
Conexão Ciência: Quais foram os critérios de escolha dos temas?
 
Prof. Dra. Olegna Guedes: Cada orientador escolheu dentre seus orientandos uma dissertação, exceto eu, que só tinha uma orientanda. Os colegas escolheram por critérios diferenciados. Dois desses critérios foram a facilidade de acesso e o interesse por aquele assunto naquele determinado momento.
 
Conexão Ciência: Qual é a contribuição que vocês pretendem trazer com esta publicação?
Prof. Dra. Olegna Guedes: Queremos contribuir para fortalecer o projeto ético-político do serviço social e a produção da pesquisa em serviço social. O Serviço Social é uma profissão que pesquisa muito sobre o que ele faz, então escrevemos e pesquisamos sobre o nosso fazer, isso eu acho muito interessante. É um fazer técnico, interessado e pautado na realidade.
 
Crédito da foto: Marina Dias
 
Ano 7 – Edição 86 -11/04/2010
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: