Projeto do departamento de Artes Visuais interpreta o corpo como arte

“Do mesmo jeito em que antes existia uma tela, existe agora uma moldura no próprio corpo”


Edição: Fernanda Cavassana
Pauta e Reportagem: Allyson Pallisser

O professor doutor Jardel Dias Cavalcanti, graduado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com mestrado em História da Arte e doutorado em História da
Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), coordena o projeto “Corpo Arte: Reflexão Poética”, do departamento de Artes Visuais. Com o objetivo de iniciar os estudantes em pesquisas de iniciação científica e tendo em vista que os alunos possuem obsessão pela representação deles mesmos dentro da arte, o projeto se inicia com duas linhas de pesquisa: uma teórica e outra prática.

Além de estudar o corpo enquanto produtor da obra, o projeto também o estuda dentro da história da arte. Isso porque além da linha de pesquisa poética, o projeto também visa à parte teórica, na qual o corpo é visto e usado desde a época da arte grega até hoje.

Justamente por causa de uma observação, de que os alunos possuem obsessão pela representação do corpo na própria obra, o projeto é criado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), para desenvolver essas duas frentes de pesquisa, sendo esse um tema de relevância não só para os pesquisadores da área, mas para toda a sociedade.

Nos encontros feitos no projeto, são discutidas as obras de vários artistas, tanto do passado quanto contemporâneos. Entre eles, Francis Bacon, um pintor irlandês que viveu na Inglaterra, e Lucian Freud, neto de Sigmund Freud e um grande pintor inglês.

Dentro do projeto existem esculturas, instalações de alunos artistas em andamento, uma bibliografia específica sobre o corpo na arte e também um ensaio em que o professor Jardel irá publicar: um livro que discute o corpo no século XX a partir da psicanálise, da história e da sociologia.

O projeto também conta com seis alunos de graduação: Camila de Melo Carnelos, Emanuel dos Santos Monteiro, Iuri Aleksander Dias, Leticia Rodrigues Tinoco, Maria Valeria Ghering e Vanessa Tavares da Silva. E a colaboração da professora Vanessa Tavares da Silva que possui mestrado em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás, do professor doutor Marcos Rodrigues Aulicino, que possui doutorado em Artes pela UNICAMP, e da professora Luli Hata, mestre em Teoria Literária pela UEL. Tendo início em junho de 2009 e término previsto para maio de 2012.

Segundo professor Jardel uma das conclusões que ele já pode tirar do projeto é de que: “investigando a arte e a realidade, nós vemos que existem vários corpos diferentes. Esses corpos vivem de forma diferente, sentem de forma diferente, e se relacionam entre si de forma diferente. A arte nos ensina isso, a entender esse corpo a partir de várias diversidades de expressão de existência, de manifestação social ou de recolhimento”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: