Professores da UEL participam do III Simpósio Sul de Imunologia

Evento reuniu em Curitiba pesquisadores da área de imunologia e estudantes 

 

Wander Pavanelli, Phileno Pinge Filho e Waldiceu Verri Jr, todos do departamento de Ciências Patológicas da UEL

Edição: Tatiane Hirata
Pauta: Laura Almeida
Reportagem: Claudia Yukari Hirafuji
 
 
Em 2007, os organizadores do Simpósio de Imunologia (Florianópolis/SC) e do Encontro Gaúcho de Imunologia (Porto Alegre/RS) conceberam a integração de ambos em um único evento com abrangência em todo o sul do país. Mais recentemente, com a incorporação dos colaboradores do Paraná, Dr. Juliano Bordignon, do Instituto Carlos Chagas – Fiocruz (ICC/Fiocruz) e prof. Phileno Pinge Filho* da Universidade Estadual de Londrina (UEL), surgiu o Simpósio Sul de Imunologia (SSI), para promover a interação entre pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação de universidades e centros de pesquisas da região sul do país, com pesquisadores de outras regiões. As duas primeiras edições do Simpósio Sul de Imunologia ocorreram em Florianópolis, nos anos 2007 e 2009. O III Simpósio aconteceu em Curitiba, PR, no Hotel Lizon, entre os dias 26 e 28 de maio deste ano, reunindo as universidades do sul do país. Este evento contou com a participação de renomados pesquisadores da área de imunologia provenientes de vários centros de pesquisa do Brasil e do exterior. O Conexão Ciência conversou, em Londrina, com o professor Dr. Phileno Filho, que ministrou uma das palestras no simpósio.

O objetivo principal do Simpósio é estimular o desenvolvimento da imunologia na região Sul do país, gerar novas idéias e estreitar colaborações, bem como consolidar o interesse pela área da imunologia nesta região. “A ideia é fortalecer os imunologistas e pesquisadores das universidades estaduais e federais de cada estado para que possamos reunir um grupo e definir uma política de ensino de imunologia, de pós-graduação, e buscar recursos para as pesquisas que são feitas junto aos órgãos de fomento, que são o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico) e a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)”, afirma o professor Dr. Phileno Pinge Filho, que representa regionalmente a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) no Paraná.

Deseja-se, ainda, inserir a pesquisa em Imunologia desenvolvida na região Sul no contexto brasileiro, com o intuito de diminuir as assimetrias intra e inter-regionais. “Os estados do sul são considerados estados “melhores” do que o Nordeste, mas isso é muito relativo, porque temos áreas aqui que são ótimas, que têm recebido recursos, porém, a imunologia é uma área que está precisando receber dinheiro para suas pesquisas, para poder comprar equipamentos. Isso tem mudado com o tempo, a Fundação Araucária nos tem ajudado bastante. Os órgãos de fomento CNPq e CAPES possuem uma reserva de 30% para os estados do Nordeste, e eles acabam competindo conosco pelos projetos, principalmente na nossa área. Então a idéia é esta, mostrar por meio de palestras e conferências, à comunidade e aos diretores de grandes centros que fornecem recursos, sensibilizando-os a olhar para o nosso estado e, assim, mostrar que estamos trabalhando, fazendo a nossa lição de casa, formando recursos humanos”, explica o professor.  

No primeiro dia, o professor dr. Phileno Pinge apresentou o minicurso com o tema “Imunobiologia do óxido nítrico: seu papel na saúde e na doença”, uma vertente das suas experiências na universidade sobre doença de chagas, junto ao programa de pós-graduação em Patologia Experimental. Outro minicurso foi ministrado pela professora do Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas da UEL, doutora Edna Maria Vissoci Reiche**, com o assunto “Diagnóstico imunológico das doenças autoimunes”.  
No dia seguinte, outros três professores da UEL participaram de mesas redondas: o doutor Waldiceu Verri Junior*** do Departamento de Ciências Patológicas, abordando o tema “IL-33 na indução do recrutamento de neutrófilos na artrite reumatóide”; o professor Wander Pavanelli**** falando sobre “Óxido nítrico: importância na resposta inflamatória induzida contra parasitas” e o professor Luciano Panagio***** trabalhando o assunto “Resposta imune em infecções fúngicas sistêmicas”.
 
* Prof. Phileno P. Filho possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Biologia (Imunologia) pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo. 
** Doutora Edna Maria Vissoci Reiche possui graduação em Farmácia, com Habilitação em Análises Clínicas, mestrado em Microbiologia e doutorado em Medicina e Ciências da Saúde, todos pela Universidade Estadual de Londrina. 
*** Doutor Waldiceu Verri Junior possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado e doutorado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo e pós-doutorando no Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP.  
**** Professor Wander Pavanelli possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, mestrado em Patologia Experimental pela Universidade Estadual de Londrina, doutorado em Imunologia Básica e Aplicada pela Universidade de São Paulo-USP e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Londrina-UEL.
***** Professor Luciano Panagio possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em Microbiologia na Universidade Estadual de Londrina e doutorado em Ciências na área de Imunologia Básica e Aplicada na Universidade de São Paulo.
 
Crédito da foto: Cláudia Yukari Hirafuji
 
Ano 7 – Edição 95 -13/6/2010
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: