Dispositivos desenvolvidos por projeto do departamento de Arquitetura e Urbanismo testam formas de construção aliadas à sustentabilidade

Laboratório criado para análise na área de arquitetura visa o bem estar do homem utilizando-se de recursos naturais

Edição: Beto Carlomagno
Pauta: Laura Almeida
Reportagem: Adam Sobral Escada

Objetivando a diminuição no consumo de energia, o melhor aproveitamento dos recursos da natureza e a melhoria da eficiência energética, a Professora Doutora Ana Virgínia Carvalhaes de Faria Sampaio que coordena o projeto “Conforto Ambiental e qualidade do ambiente construído” é graduada em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie, é especializada em didática do ensino superior e em Arquitetura e Urbanismo também pela Mackenzie, possui mestrado pela mesma universidade também em Arquitetura e Urbanismo e é doutora pela Universidade de São Paulo (USP) também em Arquitetura e Urbanismo.

Segundo a doutora Ana Virginia Sampaio, o projeto surgiu da necessidade de aproveitar os recursos naturais do meio ambiente para projetar edificações com mais qualidade e conforto para os usuários. Ele também se preocupa na adequação dos projetos aos conceitos de sustentabilidade, e tem como objetivo economizar energia “O Conforto Ambiental é você fazer arquitetura para o homem que é usuário dessa edificação, que você está construindo, se sentir bem e você ter a preocupação com os recursos naturais.” afirma.

Com a verba da fundação Araucária a coordenadora do projeto montou o LACO, Laboratório de Conforto Ambiental. Segundo a professora, o LACO objetiva conscientizar profissionais de Arquitetura sobre a importância dos conceitos de sustentabilidade, conforto ambiental, qualidade e funcionalidade dos ambientes na elaboração dos projetos. “A idéia é que o aluno que está no projeto traga aqui a maquete e que ele tenha consciência de fazer projetos mais sustentáveis. Levando mais em consideração os elementos da natureza que seriam o sol, a luz e o vento” afirma a doutora Ana Virgínia Sampaio.

O laboratório foi criado para pesquisas na área de arquitetura e que procuram utilização dos recursos naturais nos edifícios. Ele possui três simuladores. O Heliodon, simulador de sol que simula a insolação. Os alunos que estão no projeto constroem uma maquete em tamanho reduzido, levam para esse equipamento e por meio da luz criada por lâmpadas, eles têm exatamente a posição do sol em todas as épocas do ano, em todos os horários do dia. “Eles vêem como vai bater o sol, se o sol vai incidir se vai ficar muito quente, se vai bater o sol da tarde, como faz para proteger essa fachada, o melhor local para por uma piscina, se um edifício vai fazer sombra ou não vai. Tudo isso eles conseguem simular neste equipamento”, explica a professora.

No segundo simulador, a luz natural é testada em uma caixa de espelhos, um simulador que demonstra a incidência da luz no interior da maquete “É como se fosse um dia que não está batendo sol, mas está entrando luz. Essa quantidade de luz eu consigo simular lá”, exemplifica a coordenadora. Ela ainda explica o funcionamento do último simulador “No túnel de vento, o simulador verifica a ventilação que incide na edificação, por meio de fumaça produzida por uma extremidade do simulador. Na outra extremidade existe um exaustor que direciona a fumaça para fora do equipamento”.

O projeto, que teve início em 2007, tem previsão para encerrar em setembro deste ano, mas ainda faltam coisas a fazer. “O simuladores já foram feitos. Para encerrar queremos fazer a simulação e fazer uma proposta para projetos futuros. A idéia seria tirar algum proveito para a universidade em pesquisa”, conclui a doutora Ana Virgínia Sampaio.

Uma resposta para Dispositivos desenvolvidos por projeto do departamento de Arquitetura e Urbanismo testam formas de construção aliadas à sustentabilidade

  1. Primeiro vídeo divulgado de Tom Clancy’s H.A.W.X. 2…

    Achei a sua publicação bastante interessante, desta forma, adicionei um Trackback para ela no meu blog:)…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: