Fobia social é tema de projeto desenvolvido pelo departamento de Psicologia Geral da UEL

Iniciativa realiza tratamento psicológico em pessoas que sofrem do transtorno

Edição: Beto Carlomagno
Pauta: Edson Vitoretti
Reportagem: Lucas Marcondes

Medo de escrever ou falar em público, receio em dirigir se está sendo observado, dificuldade extrema em encarar pessoas diretamente nos olhos. Essas situações podem ser descritas como características de quem sofre do transtorno de ansiedade social, que também se manifesta em atitudes como sentir-se incomodado ao ser fotografado ou filmado e evitar cantar ou tocar um instrumento musical em público. A escalada da fobia em meio à população jovem fez com que um projeto relacionado ao tema, chamado “Desenvolvimento de comportamentos alternativos para adolescentes e adultos jovens com transtorno de ansiedade social”, fosse desenvolvido pelo Departamento de Psicologia Geral do Centro de Ciência Biológicas (CCB), na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Psicóloga formada pela UEL (e docente da instituição), mestre em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (USP) e doutoranda em Neuropsicologia Clínica pela Universidade Salamanca (Espanha), a professora Josiane Cecília coordena o projeto. O objetivo da iniciativa é oferecer o auxílio psicológico necessário a adolescentes e jovens que são prejudicados pela fobia social. De acordo com Josiane Cecília, o que distingue a timidez ‘comum’ da fobia social é que a última causa reações fisiológicas na pessoa, tais como “transpiração excessiva, tremedeira e espasmos musculares”, explica a Professora. Segundo ela, os indivíduos que sofrem com essa ‘dificuldade’ (é o termo que a docente prefere usar para nomear o distúrbio), “fazem o maior esforço para não sair de casa, evitam, a todo tempo, entrar em contato com outras pessoas”.

A pesquisadora indica que a fobia social geralmente se desenvolve durante a adolescência, fase marcada por mudanças impactantes na vida do ser humano. Sendo assim, o trabalho desenvolvido pela professora Josiane Cecília e sua equipe de alunos de Psicologia visa fornecer ajuda à população jovem, mas isso não impede que pacientes mais velhos participem do projeto. “Temos uma paciente de 42 anos com problemas de sociabilidade desde a infância”, indica a psicóloga. De acordo com Josiane, essa mesma paciente ainda precisa ir ao dentista acompanhada dos pais, pois não consegue ficar na sala de espera com pessoas nunca vistas por ela. “A demanda social valoriza pessoas carismáticas, que conseguem se comunicar com facilidade”, aponta Josiane Cecília. Para ela, esse fator traz ainda mais obstáculos para o fóbico social, que, embora possua grande receio em entrar em contato com outras pessoas, sabe que a atitude tomada por ele não é das mais indicadas.

O tratamento para o transtorno é, como diz a professora Josiane Cecília, “de pouca complexidade, porém exige tempo: de oito meses a um ano, conforme a situação de cada paciente”. A psicóloga explica que o processo de tratamento é composto por terapias em grupo, técnicas de relaxamento e simulação de situações sociais, todos esses buscam desenvolver no indivíduo a capacidade de expressar opiniões e ter atitudes próprias. Segundo ela, os resultados são satisfatórios (já existem planos para expandir o projeto para a orientação de professores em contato com alunos fóbicos sociais). Porém, a professora faz um alerta de que, em casos mais graves, recomenda-se o acompanhamento psiquiátrico e, se necessário, o uso de medicamentos. Entretanto, a psicóloga esclarece que essa gravidade (que pode culminar em casos de síndrome do pânico, depressão profunda e tentativas de suicídio) pode ser evitada com êxito graças a um acompanhamento psicológico antecipado e consistente.

Mais informações sobre fobia social acesse:

http://www.psicosite.com.br/tra/ans/anssocial.htm

créditos imagem: http://claudiaagramonte.blogspot.com

Uma resposta para Fobia social é tema de projeto desenvolvido pelo departamento de Psicologia Geral da UEL

  1. bields84 disse:

    Belo blog sobre psicologia!

    Frequentarei aqui mais vezes!

    Esse post realmente tem a ver com o que eu procuro sobre psicologia!

    se quiser que eu publique algo de sua autoria, é só falar que eu coloco no meu blog com sua identificação e endereço do blog!

    da uma olhada no http://psicologiaparatodos.16mb.com

    abraços!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: