Departamento de Ciência da Informação da UEL publica E-Book

A obra apresenta resultados de pesquisas desenvolvidas no departamento e artigos de pesquisadores convidados

Capa do E-Book "Produção Intelectual no Ambiente Acadêmico", organizado por Renata Goncalves Curty

Edição: Tatiane Hirata
Pauta: Laura Almeida
Reportagem: Cláudia Yukari Hirafuji

“Produção Intelectual no Ambiente Acadêmico”(1) é o título do e-book (livro eletrônico) organizado pela professora Renata Gonçalves Curty do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). De acordo com a organizadora, além de pesquisadores, docentes e discentes da área de Ciência da Informação, a obra tem como público alvo os profissionais de outras áreas do conhecimento, que por ventura tenham interesse pela temática da produção científica: “Afinal, todos do meio acadêmico estamos sujeitos às regras de avaliação da CAPES e das agências nacionais”.
 
A obra, de 142 páginas, lançada pelo Departamento de Ciência da Informação da UEL em junho de 2010, é composta por seis capítulos que estão distribuídos em duas seções. A primeira, “Reflexões acerca da produção intelectual no ambiente acadêmico”, abriga os capítulos 1, 2 e 3,  dos autores convidados: Geraldina Porto Witter (2), Maria das Graças Targino (3), Joana Coeli Ribeiro Garcia (4) e Roberto Natal Silva Saorim (5). Esses pesquisadores abordam assuntos relacionados à ética em pesquisas e nas relações entre pesquisadores e gestores, produção na esfera acadêmica e o sistema nacional para avaliação da pós-graduação.

Na segunda seção do e-book, “Cenários da produção intelectual na Universidade de Londrina”, em que se encontram os capítulos 4, 5 e 6, são apresentados resultados de pesquisas desenvolvidas por docentes e discentes do Departamento de Ciência da Informação da UEL, como parte do projeto maior “Gestão da Produção Intelectual” que teve início em 2007 e durou três anos . “Sobre os subprojetos da “Gestão da Producão Intelectual”, cada um tem uma meta para atingir, tivemos alguns mais extensos e outros mais pontuais. Nem todos os subprojetos entraram com capítulos, porque dependiam da coerência com a discussão do tema central, sobre o levantamento da produção acadêmica”, explica a professora Renata Curty. Estes capítulos da segunda seção apresentam também um levantamento da produção científica, tecnológica, artística e cultural da UEL em algumas áreas do conhecimento.

Em relação aos fatores que a levaram a escolher o veículo de publicação do trabalho, a organizadora afirma: “por que fazer no ambiente on-line? Porque o alcance é maior, mais ágil e, de certo modo, porque estávamos trabalhando muito a filosofia do acesso livre, que é uma tendência na questão do mercado de informação, não só na parte mercadológica, mas também na parte científica. E assim pensamos no e-book. E eu me responsabilizei, fui organizadora. Resolvi trabalhar não apenas com os subprojetos, mas estender para outros pesquisadores que falam em nível mais teórico sobre produção cientifica. Como organizadora de um livro, não importa se é um livro convencional ou um e-book, tem que fazer todo um acompanhamento editorial e mediação”, acrescenta. 

A obra está disponível na web, mas passou por todo o processo tradicional de um livro editorial. “A editora da UEL nos deu todo o suporte com a questão da arte. Entretanto, eles não possuem uma política institucional com relação a livros eletrônicos e, por isso, não obtiveram a chancela editorial, embora tenhamos trabalhado em parceria. Futuramente, é bem possível que a EDUEL acompanhe essa tendência, assim como outras universidades”, afirma a professora Renata Curty.

“Quando pensamos o e-book, não consideramos o interesse monetário, mas o alcance que esse meio proporcionaria”, afirma a professora. “Ainda hoje,  pretendo registrar o livro no Google books para leitura na íntegra, é um serviço que terá um alcance maior ainda. O que nós procuramos é divulgar a universidade, o departamento e compartilhar com a comunidade científica as nossas pesquisas”, comenta. De acordo com Renata Curty, há projetos em andamento para outros e-books.

(1) O e-book está disponível para consulta e download pelo site do Mestrado Profissional em Gestão da Informação (MPGI) http://www.uel.br/pos/mestradoinformacao/pages/e-book.php
 
(2) Geraldina Porto Witter possui graduação em Pedagogia Licenciatura e Bacharelado pela Universidade de São Paulo, especialização em Psicologia Educacional pela Universidade de São Paulo, doutorado em Psicologia Educacional pela Universidade de São Paulo.
(3) Maria das Graças Targino possui doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, pós-doutorado junto ao Instituto Interuniversitario de Iberoamérica da Universidad de Salamanca, e Máster Internacional en Comunicación y Educación Universidad Autónoma de Barcelona, (Espanha).
(4) Joana Coeli Ribeiro Garcia possui doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.
(5) Roberto Natal Silva Saorim é mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba e especialista em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica. Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Paulistano, licenciatura Plena em Psicologia pelo Centro Universitário Paulistano, formação de Psicólogo pelo Centro Universitário Paulistano. Também é Bacharel em Ciências Sociais e Políticas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, e possui formação pedagógica – licenciatura plena em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Crédito da foto: http://www.uel.br/pos/mestradoinformacao/pages/e-book.php (capa do
E-Book)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: