Parede de escalada será revitalizada na UEL

Projeto ainda em busca de verbas vai, além de proporcionar a retomada da atividade física e de lazer, contribuir para quem precisa tomar decisões sob pressão

Edição: Tatiane Hirata
Pauta: Beatriz Pozzobon
Reportagem: Guilherme Popolin

O Centro de Educação Física e Esporte (CEFE), da Universidade Estadual de Londrina (UEL) vai ter sua parede de escalada revitalizada. A parede, que há

O professor Dr. Ernani Xavier Filho, coordenador do projeto

alguns anos fica na área externa do centro, sofreu com a ação do tempo. Com a intenção de retomar as atividades, voltadas também ao lazer, o professor Tony Honorato* idealizou o projeto de extensão “Escalada no CEFE: Retomada de uma vivência lúdica”. A coordenação é feita pelo professor Dr. Ernani Xavier Filho, graduado em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná e doutor em Educação Física pela Universidade de São Paulo.

De acordo com professor Dr. Xavier Filho, o objetivo do projeto é estudar os aspectos de aprendizagem motora e lazer, tendo a escalada como tarefa a ser cumprida. “Além de ser um campo de estudo, vamos proporcionar momentos de lazer para a comunidade universitária”, diz. O professor conta que o projeto foi apresentado e aprovado pelo departamento e, hoje, está em processo de estudos e orçamentos para tornar possível a montagem da parede na parte interna do ginásio do CEFE, além da compra de equipamentos. “Agarras, cruzeta, cadeirinha e cordas são equipamentos de escalada necessários para que possamos dar início às atividades”, completa.

Segundo o professor, no momento estão apresentando o projeto a algumas instâncias da universidade, como a prefeitura do campus, e concorrendo no edital de extensão da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), com o objetivo de angariar fundos para a construção da parede. O projeto de extensão conta com os dois professores, Tony Honorato e o Dr. Ernani Xavier Filho, e mais dois acadêmicos de Educação Física bolsistas. “Os estudantes fazem levantamento sobre o material: ludicidade envolvida na atividade como lazer e de escalada. Quando o projeto começar a funcionar já vão ter conhecimento sobre esses itens”, diz o professor Xavier Filho.

Para o professor, como toda atividade física, a escalada melhora a qualidade atlética das pessoas. “Outra coisa que chama a atenção é a questão de confiança, de autodomínio e autocontrole dos praticantes”, conta. De acordo com o coordenador Xavier Filho, estudantes, professores e funcionários terão uma nova forma de lazer, mas poderão participar, desde que devidamente habilitados, com certificação de uso, acompanhamento, além de horários definidos e segurança adequada. “É uma atividade que envolve alguns riscos, mesmo que controlados. Dentro dessas perspectivas espera-se que as pessoas participem das ações de treinamento”, diz.

Segundo o professor Dr. Xavier Filho, o processo de habilitação para a pessoa poder participar da atividade inclui treinamento com profissionais já habilitados, convivência e experiência. “Ter encontros, atuações em paredes de dificuldade moderada e depois com o tempo se habilitar para participar de muros ou paredes com maior grau de dificuldade” são etapas fundamentais para o professor. Ele conta que a participação na parede vai estar condicionada à capacitação e lembra a importância dos instrumentos de segurança. “Tem que ter uma cadeirinha apropriada, suporte colocado no quadril e que dê sustentação ao sujeito através da corda, que fica suspensa na parede”.

Aprender a tomar decisões sob pressão é um dos benefícios da escalada citados pelo professor Dr. Xavier Filho. “Executivos fazem escalada, como método de treinamento para a tomada de decisão. A experiência pode ser transferida para a vida real. Essas atividades são indicadas para as pessoas que precisam tomar decisões rápidas e acertadas”, conclui.

 

*Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e está em doutoramento no da Universidade Estadual Paulista.

Créditos da foto: Guilherme Popolin


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: