Projeto oferece consultoria para micro e pequenas empresas

Realizado pelo departamento de administração da UEL, disponibiliza conhecimentos acadêmicos para auxiliar a sociedade

Pauta e Edição: Karina Constancio

Reportagem: Guilherme Vanzela

O projeto de extensão de atendimento às organizações empresariais e socioeconômicas de micro e pequeno porte (PROEMS) é coordenado pelo professor Saulo Fabiano Amâncio Vieira, que é graduado em administração pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestre e doutor em administração, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pela Universidade 9 de Julho (UNINOVE), respectivamente. Segundo Saulo Vieira, o estudo busca aplicar o conhecimento de alunos, auxiliando pequenos e médios empresários. “O principal objetivo do projeto PROEMS é prestar serviços de consultoria pra micro e pequenas organizações, fazendo com que os alunos de administração e secretariado executivo possam aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, todos com supervisão de docentes”, coloca o Professor Doutor.

O projeto, que teve início no ano de 2010 e tem término previsto para o ano de 2013, possui objetivos específicos. Entre eles: “ampliar a vivência, oferecer conhecimentos adquiridos aos empresários, oportunizar orientação no desenvolvimento de novos negócios, montar um banco de dados destas empresas aqui na administração e, também, garantir condições de desenvolvimento de atividades acadêmicas como uma forma de atividade complementar para nossos alunos,” revela Saulo Vieira.

Uma das atividades práticas desenvolvidas pelo projeto, atualmente, consiste em auxiliar a comunidade indígena da reserva do Apucaraninha, localizada na cidade de Tamarana, no Norte do Paraná“Na verdade este é um dos subprojetos do PROEMS e, em conjunto com o professor Benílson Borinelli*, estamos assessorando a comunidade na estruturação administrativa, buscando um modelo de gestão num programa de sustentabilidade que está sendo implementado lá. Este programa conta, também, com o auxílio de estudiosos de outras áreas, contabilizando ao todo 40 pesquisadores,” pontua o coordenador do projeto.

Outra atividade do projeto consiste no auxílio ao Pró-Esporte, que administra o time de vôlei da cidade de Londrina. “Estamos realizando, a partir do ano de 2011, uma assessoria ao Pró-Esporte que está sendo prestada através do professor Edson Antônio Miura**, o coordenador deste subprojeto. O intuito é criar uma maior identidade do time com as pessoas de Londrina pelo fato de a cidade ainda não ter um histórico de ir torcer pelo time de vôlei, e, também, assessorar na parte do marketing, na qual o professor Miura é especialista”, diz o Doutor.

Ele fala, também, que o projeto busca auxiliar a pequenos e médios empresários de qualquer área, e que havendo interesse basta entrar em contato. “Micro e pequenos empresários que tenham interesse, que estejam abrindo novos negócios, podem entrar em contato com o departamento e requisitar a assessoria, que é feita gratuitamente”, salienta o Professor Doutor Saulo Vieira.

Departamento de Administração da UEL: (43) 3371-4275

* Benílson Borinelli: possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2007).

** Edson Antônio Miura: possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (1990), graduação em Comércio Exterior pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (1992) , especialização em Desenvolvimento Gerencial e Marketing pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (1992) , mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Ciências Empresariais pela Universidad Del Museo Social Argentino (2007) .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: