Proex e Sebec promovem encontros temáticos

Palestras e artesanatos são realizados com intuito de beneficiar a comunidade universitária

No último encontro, o evento homenageou as mães com a palestra ministrada pelo psicólogo do Sebec, Fernando Ferreira

Edição: Karina Constancio
Pauta: Cláudia Yukari Hirafuji
Reportagem: Flávia Cheganças

“O projeto leva informação e faz, principalmente, com que os participantes se fortaleçam como pessoa, melhorem sua auto-estima e ampliem suas redes sociais”, diz Elaine Teresa Gomes de Oliveira, assistente social do Serviço de Bem Estar à comunidade (Sebec) e coordenadora do projeto. Ela é graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).
Segundo a coordenadora, o Sebec junto à Pró-Reitoria (Proex) estão realizando encontros temáticos mensais, como extensão de um projeto já realizado anteriormente, com o intuito de atender as necessidades dos funcionários e seus familiares que sofrem com problemas relacionados ao alcoolismo. “Esses encontros fazem parte do Programa de Ambulatório de Saúde Mental e foram criados para atender não só esse grupo, mas toda a comunidade universitária com o objetivo de proporcionar palestras e dialogar sobre diferentes temas atendendo suas expectativas pessoais, profissionais e decodificando mitos criados em relação às temáticas abordadas”, afirma.

De acordo com a assistente social, as palestras estão abertas para comunidade externa à UEL, porém, como ainda está em processo de avaliação e não foi divulgado em meios não relacionados à faculdade, o público alvo nos dois últimos encontros foi de esposas, mães, filhas, e parentes de funcionários que já participavam da temática do alcoolismo. O programa oferece também oficinas de artesanatos para que as participantes possam adquirir ou reconhecer suas potencialidades pessoais e manuais. “Essa é uma forma a mais para elas se socializarem e aprenderem algo que podem até comercializar no futuro”, garante Elaine de Oliveira.

No último encontro, que aconteceu no dia 5 deste mês, o evento homenageou as mães com a palestra “Só há uma coisa no mundo mais bela que a mulher: a mãe”, ministrada pelo psicólogo do Sebec, Fernando Ferreira, graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Também abordou assuntos relacionados à temática “o que é ser mãe?” e a origem do dia em comemoração a elas. De acordo com o psicólogo, é importante despertar os sentimentos e fazer com que essas pessoas repensem suas percepções e emoções, porém com outro olhar. Essa é a idéia do ciclo de palestras.

Houve também relatos das participantes contando suas experiências pessoais tanto como mães quanto como filhas. Segundo o psicólogo, essas declarações são muito importantes pois, como ele diz: ‘‘ Serviram para elas refletirem sobre a historia do dia das mães e para que elas pudessem perceber que possuem muitos problemas em comum”. Para a dona de casa, Janete Severina Marques, de 53 anos, o projeto é muito gratificante e a ajuda em todos os sentidos da sua vida. “Hoje despertou mais minha consciência de ser mãe, a cada dia é um aprendizado’’, completou ela.

Os encontros temáticos disponibilizam 30 vagas e são realizados na primeira quinta-feira do mês na sala de multimeios, na Biblioteca Central. Eles são elaborados a partir das necessidades dos participantes. Alguns temas já estão em pauta como: o processo de autoconhecimento, meio ambiente, saúde do homem e organização do orçamento familiar. As oficinas acontecem na última quinta-feira do mês. O projeto é idealizado pela divisão de Serviço Social e o setor de Psicologia do Sebec em parceria com a Proex e também conta com a ajuda de estudantes de graduação em serviço social.

Serviço:
Os interessados que ainda não fazem parte do projeto podem saber qual será a temática da palestra e se inscrever através do Sebec pelo telefone (43) 3371-4462.

Crédito da foto: Mônica Alves

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: