Livro orienta a pesquisa da história e memória do Norte do Paraná

Projeto de extensão da UEL estimula professores a refletir sobre o ensino de história da região 

Lançamento do livro "Paraná: memórias, histórias locais e ensino de história" no Museu Histórico Padre Carlos Weiss.

Edição: Beatriz Pozzobon
Pauta: Cláudia Yukari Hirafuji
Reportagem: Gabriel Bandeira 

Foi lançado durante o V Seminário da Rede de Estudos sobre Ensino e Aprendizagem de História, o livro “Paraná: memórias, histórias locais e ensino de história”, de autoria das professoras doutoras Regina Célia Alegro, Ana Heloisa Molina*, Maria de Fátima da Cunha* do departamento de História da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pela professora pós-doutora Lucia Helena OliveiraSilva* do departamento de História da Universidade Estadual Paulista (UNESP). A cerimônia aconteceu no Museu Histórico Padre Carlos Weiss em Londrina.

A professora doutora Regina Célia Alegro, que falou ao Conexão Ciência sobre o livro, é graduada em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutora pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), é coordenadora do projeto de extensão ‘Contação de Histórias do Norte do Paraná’, realizado pelo grupo de pesquisa Rede de Estudo sobre Ensino Aprendizagem em História e os Núcleos Regionais de Educação de Cornélio Procópio e de Londrina.

Conexão Ciência: Qual objetivo de escrever o livro?
Profª. Dra. Regina Célia Alegro:
 Ele é resultado do projeto de extensão ‘Contação de Histórias do Norte do Paraná’ que é desenvolvido desde 2005. Esse projeto apóia a iniciativa de professores da rede estadual de ensino para o estudo de questões relativas à região Norte do Paraná. Os professores perceberam, ao trabalhar com história do Paraná, a existência de material em maior quantidade sobre o Centro-Sul do que sobre o Norte. A partir dessa constatação, foi  reunido um grupo que decidiu olhar em volta de sua localidade e verificar as possibilidades existentes para o estudo da história e memória do norte do Paraná. As professoras que coordenam o projeto dão o suporte para a pesquisa dos professores. É realizada uma discussão sobre a formulação e os fundamentos do projeto de pesquisa, assim como o acompanhamento da execução. Então, o livro é produto dessa reflexão. 


Conexão Ciência: O livro é direcionado para qual público?
Profª. Dra. Regina Célia Alegro: 
Esse livro foi escrito para os professores da rede básica de ensino. Tanto para os professores de história, sociologia, quanto para os que se interessam por histórias e memórias do norte do Paraná. É também voltado para alunos de graduação de história.

Conexão Ciência: O livro descreve sobre quais cidades?
Profª. Dra. Regina Célia Alegro: 
O foco principal do livro não é descrever as cidades. O objetivo é orientar a pesquisa da história local. Por exemplo, a possibilidade de trabalhar imagens, o jornal em sala de aula, questões de gênero localizadas aqui na região norte. O projeto ‘Contação de Histórias do Norte do Paraná’ conta com a participação de professores de 22 cidades que fazem parte dos Núcleos Regionais de Educação de Cornélio Procópio e de Londrina.

Conexão Ciência: Além de pesquisar a história e memória do norte do Paraná, o livro também
descreve e estimula um método de ensino de história?
Profª. Dra. Regina Célia Alegro: 
A questão de fundo do livro é pensar, discutir e problematizar a questão da pesquisa e ensino de história do norte do Paraná. Para isso trabalhamos com fontes diversas que podem ser exploradas no ensino de história. Essas fontes permitem tratar de temas diferenciados como a música ouvida e o papel da mulher quando se
discute a colonização do norte do Paraná. O livro está organizado em capítulos que reúnem temáticas aproximadas.

Conexão Ciência: Qual é a contribuição do livro para a história do norte do Paraná?
Profª. Dra. Regina Célia Alegro: 
É justamente a possibilidade de pensar o ensino de história do norte do Paraná a partir de estudos da memória e das fontes que estão disponíveis na região onde os professores e os alunos moram. Ou seja, o estímulo aos professores da rede básica de ensino a refletir sobre a pesquisa e o ensino da história do norte do estado.

Conexão Ciência: Quais são os assuntos tratados?
Profª. Dra. Regina Célia Alegro: 
O aspecto cultural da região norte do estado foi a prioridade do livro. Foram pesquisadas fotos antigas, entrevistas com moradores, letras de música entre outros métodos. A produção de pesquisa na universidade sobre a região norte do Paraná é muito restrita se comparado com a pesquisa da região centro-sul. O ensino é ainda mais restrito porque o discurso sobre a história do Paraná é sobre os aspectos econômicos, políticos, a capital Curitiba e as cidades do Litoral.

Conexão Ciência: Qual órgão financiou a publicação do livro?
Profª. Dra. Regina Célia Alegro: 
A impressão do livro foi financiado pelo Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão (FAEPE), órgão ligado a UEL, que apóia projetos de extensão e pesquisa.

Serviço: 
O livro tem 248 páginas, o preço é R$ 30,00 e pode ser adquirido na Livraria EDUEL pelos telefones:  (43) 3371-4691 e (43) 3371-4691.

*Ana Luisa Molina: Graduada em História pela Faculdade Auxiliun Filosofia Ciências e Letras de Lins, mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

*Maria de Fátima da Cunha: Graduada em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestre em História pela mesma instituição e doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas.

*Lúcia Helena Oliveira Silva: Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas), mestre em Educação pela mesma Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), doutorado em História pela mesma instituição e pós-doutora pela New York University – Department of History.

Foto: Gabriel Bandeira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: