Projeto promove oficinas de anatomia e histologia para alunos e professores da rede municipal

Departamentos de Histologia e Anatomia da UEL se unem para oferecer conhecimento e estimular a criatividade 

O professor doutor Eduardo Araújo aposta na combinação de capacitação dos professores e incentivo aos alunos das escolas de baixo IDEB.

Edição: Beatriz Pozzobon
Pauta e Reportagem: Ana Luisa Casaroli 

“Em busca de novos talentos: o ensino de ciências morfológicas para professores e alunos da educação básica ” oportunidades, práticas, troca de saberes/vivências e estímulo à criatividade” é o nome do projeto coordenado por Eduardo José de Almeida Araújo. Ele é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), possui mestrado em Morfologia pela mesma universidade e doutorado em Biologia Celular pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é professor do Departamento de Histologia da Universidade Estadual de Londrina
(UEL).

“Objetivamos a popularização do conhecimento científico, oferecendo aos alunos a oportunidade de conhecer melhor o funcionamento do corpo humano, dentro de uma linguagem acessível a eles”, afirma o professor doutor. Segundo ele, outra meta do projeto de extensão é instruir professores da educação básica no ensino de práticas aplicáveis às diferentes condições existentes nas escolas.

Os recursos são disponibilizados pelo Programa Novos Talentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o qual, ano passado, abriu vagas para que instituições de ensino superior trabalhem no auxílio a escolas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Análises feitas pelo Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP*) mostram que, de uma forma geral, os índices das escolas municipais de Londrina são bastante baixos.

De acordo com o professor doutor, o projeto de extensão se desenvolve da seguinte maneira: cartazes, cartas de orientação e fichas de inscrição são distribuídos, pessoalmente, para 67 escolas de Londrina (do ensino fundamental ao médio). A proposta é esclarecida aos diretores. Posteriormente, as fichas dos interessados, tanto alunos como professores, são recolhidas. Devido ao número limitado de vagas (60 para alunos e 50 para professores), o critério de seleção se baseia no IDEB da escola, priorizando os menores índices, e no grau de interesse mostrado em respostas das fichas de inscrição.

Em julho, duas oficinas envolvendo histologia e anatomia serão oferecidas a professores, com a finalidade de apresentar alternativas de ensino viáveis à realidade das escolas públicas. “Principalmente com o uso de materiais recicláveis, os professores poderão construir estruturas do corpo humano, concretizando o que ensinam na teoria e facilitando o aprendizado”, garante Eduardo Araújo. Quem ministrará as oficinas serão docentes da UEL.

Segundo o professor doutor, uma outra oficina, esta ministrada por graduandos e pós-graduandos que têm interesse na carreira acadêmica, será apresentada aos alunos. Os jovens inicialmente serão questionados sobre o que gostariam de conhecer no corpo humano e, por meio de teatros e atividades lúdicas, “desvendarão” o funcionamento do mesmo. Eduardo Araújo observa que o projeto também visa captar novos talentos, isto é, motivar crianças e adolescentes de comunidades carentes, de forma que, futuramente, eles venham a ingressar na universidade.

Para a realização das atividades serão utilizadas as dependências do Centro de Ciências Biológicas da UEL. Como exige a própria CAPES, as oficinas devem ocorrer no período de férias para que não ocupem o horário das aulas dos estudantes.”Iniciamos o planejamento das atividades em janeiro deste ano e, semanalmente, reunimo-nos para discutir como trabalharemos”, explica o professor doutor. “No mês de julho, consolidaremos nossa ideia”, completa.

*http://portal.inep.gov.br/

Crédito da foto: Ana Luisa Casaroli

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: