Abertura da “Exposição UEL 40 anos” reúne convidados no Museu Histórico de Londrina

Em comemoração aos 40 anos da Universidade, exposição e revista comemorativa são lançadas em noite no Museu Histórico    

Durante a solenidade, a reitora Nádina Aparecida Moreno destacou: “Quantas pessoas não construíram e ajudaram a edificar essa instituição? É o momento de resgatar essa memória, porque sem memória não há história”.

Edição: Beatriz Pozzobon
Pauta: Cláudia Yukari Hirafuji
Reportagem: Ana Luisa Casaroli
“É uma grande emoção celebrar os 40 anos da nossa Universidade, depois de tantas dificuldades que passamos para fundá-la”, frisa Ascêncio Garcia Lopes, o primeiro-reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ele foi um dos convidados presentes na inauguração da exposição que comemora a data, no Museu Histórico de Londrina.

O evento foi realizado na noite do dia 11 de agosto e, após a cerimônia de abertura, todos saborearam um grande bolo de aniversário. Em seu discurso, a reitora da UEL, Nádina Aparecida Moreno, conta que, tanto ela, como a vice-reitora Berenice Quinzani Jordão, entraram na UEL em 1977, como alunas.  “Quarenta anos atrás, ninguém podia imaginar o que seria a Universidade Estadual de Londrina e, hoje, é difícil imaginar a cidade sem ela”, completa a reitora.

A exposição não foi o único presente que a Universidade recebeu. Também foi lançada uma revista comemorativa, produzida pela equipe de jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social da UEL (COM), com projeto gráfico dos estudantes do Curso de Design Gráfico. As 64 páginas vêm repletas de fotos antigas e atuais, que mostram o crescimento da instituição.

A edição apresenta temas variados: detalhes sobre o Campus, especificidades de cada centro, vestibular, Movimento Estudantil, Hospital Universitário, Orquestra Sinfônica, histórias de ex-alunos, entre outros temas. Também traz uma entrevista com o ex-governador do Paraná, Paulo Pimentel, quem assinou, em 1970, o decreto de criação da Universidade. No ano seguinte, ela seria plenamente reconhecida pelo Ministério da Educação.

Maria Lopes Kireff, presidente da Associação Amigos do Museu, compareceu à solenidade. Ela destacou a importância do Museu Histórico de Londrina para a preservação da história da cidade. “Essa exposição é bastante especial porque os 40 anos da UEL representam muito para uma jovem cidade de menos de 80 anos”, afirma.

A exposição está disposta em três salas, totalizando 180 metros quadrados. Entre as curiosidades, há relíquias como o primeiro rádio gravador utilizado pela rádio universitária e instrumentos cirúrgicos e odontológicos da década de 70. Um grande painel mostra dados sobre a instituição: são 64 cursos, 1.635 docentes, 13.549 estudantes de graduação ativos e 61.350 concluintes (1971-2010). Somando alunos, professores e servidores, há cerca de 23 mil pessoas diariamente na UEL, uma das 15 maiores universidades do país.

As fotos dos jardins e árvores do Campus colorem a exposição. Outro destaque é o mural de fotografias “3X4”. O fotógrafo do museu Rui Cabral foi responsável por fotografar alunos, professores e funcionários em diversos pontos da Universidade. “Conseguimos aproximadamente 1.370 fotos, mas aceitamos voluntários. Quem quiser, pode nos trazer sua foto”, garante.

A “Exposição UEL 40 anos” ficará aberta até o fim de outubro, no Museu Histórico de Londrina (Rua Benjamin Constant, 900), de terça a sexta-feira da 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h30. Aos sábados e domingos, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h. A reitora lembrou que haverá um baile no Iate Clube, no dia 7 de outubro, para festejar o aniversário da UEL, e pediu a presença dos londrinenses.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: