Departamento de Química realiza Semana de Química e Jornada de Pós-graduação

Evento busca proporcionar troca de conhecimentos e consolidação da comunidade científica da área de Química

"Nessa semana procuramos associar a química e sua interdisciplinaridade", afirma a Profª Dra. Sonia Maria Nobre Gimenez

Edição: Karina Constancio
Pauta: Cláudia Yukari Hirafuji
Reportagem: Flávia Cheganças

“O objetivo é congregar a comunidade de alunos de química, professores, pesquisadores e profissionais de indústria em torno da questão do ensino da Química” afirma a coordenadora da semana Sonia Maria Nobre Gimenez. Ela é graduada em Química pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre e doutora em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

A XXVII Semana da Química e a IV Jornada de Pós – graduação em Química foram realizadas de 22 a 26 de agosto, no campus da UEL, no anfiteatro do Centro de Estudos Aplicados (CESA), e estima-se que 250 pessoas tenham participado.

As atividades foram planejadas em torno de dois minicursos, um deles mais prático, com atividades experimentais voltado para professores de licenciatura, ensino médio e fundamental. “Ele foi desenvolvido em laboratório para que depois esses educadores possam aplicar o conhecimento adquirido para seus alunos nas escolas” diz a professora doutora. E outro minicurso que discutiu o tema “Espectroscopia no infravermelho próximo: aplicações na análise de combustível”.

Dentro da programação também foram realizadas palestras com profissionais de Londrina, como os professores doutores Antônio Sérgio de Oliveira* e Carlos Appoloni**, e de outras universidades, como a USP, UNICAMP, UEM e UFPR. Esses palestrantes debateram temas relevantes e atuais na área de Química, tais como: ensino de química, nanotecnologia, biotecnologia agroindustrial, fluorescência de raios-X, tratamento de superfícies metálicas, ecologia química, síntese de materiais inteligentes, especiação de metais em águas naturais, espectroscopia NIR.

Segundo Sonia Maria Gimenez, a química é muito interdisciplinar e isso pode ser notado, por exemplo, nas palestras que envolveram Biologia e Física. “Nessa semana procuramos associar a química e sua interdisciplinaridade ao ano internacional da química cujo tema é: ‘A química para um mundo melhor’. Dessa maneira é possível observar o homem atuando como químico e vice-versa, trazendo novidades e melhorias que a ciência pode oferecer”, completa a professora doutora.

A coordenadora e a organização do evento esperam que a Semana de Química tenha proporcionado a troca de conhecimentos e principalmente novas oportunidades a partir do contato com professores de outras instituições, ou até mesmo daqui de Londrina, e entre os próprios alunos. “É importante divulgar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo Departamento de Química da UEL para outros setores da sociedade” conclui a professora doutora Sonia Maria Nobre Gimenez.

* Antônio Sérgio de Oliveira possui graduação em Farmácia Bioquímica e doutorado em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

**Carlos Appoloni possui bacharelado em Física, mestrado em Física Nuclear e doutorado em Física Nuclear pela Universidade de São Paulo (USP). Também é pós-doutor em Física Nuclear Aplicada pela Universitá di Roma La Sapienza.

Crédito da foto: Flávia Cheganças

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: