Curso de Atualização em Biotecnologia e Biossegurança é promovido na UEL

Departamento de Agronomia e Programa de Pós-graduação em Agronomia da UEL oferecem curso; livro “Culturas transgênicas: uma abordagem de benefícios e riscos” é lançado 

Ouvintes assistem à palestra do Dr. Marcelo Nishikawa. O potencial do mercado agrícola brasileiro e os desafios para o futuro da Biotecnologia foram os principais assuntos tratados.

Edição: Beatriz Pozzobon
Pauta: Cláudia Hirafuji
Reportagem: Ana Luisa Casaroli

Os dois primeiros dias do mês de setembro marcaram a agenda dos estudantes e profissionais da área de agronomia, em Londrina. O Departamento de Agronomia, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), promoveu um curso sobre Biotecnologia e Biossegurança. A professora doutora Valéria Carpentieri Pípolo, chefe do Departamento, também aproveitou a oportunidade para lançar seu livro “Culturas transgênicas: uma abordagem de benefícios e riscos”.

Valéria Pípolo é formada em Agronomia pela UEL, tem mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), doutorado em Agricultura também pela UNESP, além de duas especializações e dois pós-doutorados realizados fora do país. Ela conta que a Biotecnologia, dentro das tecnologias agrícolas, tem sido a de maior adesão. “Por isso, nós, como cientistas, temos o dever de testar os benefícios que ela traz e avaliar seus ricos e sua sustentabilidade”, explica.

O curso foi dividido em dois dias. Ambas as apresentações foram realizadas no Anfiteatro Maior do Centro de Ciências Humanas (CCH), no campus da UEL. No primeiro dia do curso, os alunos tiveram uma palestra com o doutor Marcelo Nishikawa, líder de desenvolvimento da Monsanto Brasil, importante empresa agrícola.

Ele é graduado em Agronomia pela UNESP, tem mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas também pela UNESP, doutorado no mesmo tema pela Universidade de São Paulo (USP), além de uma especialização e dois pós-doutorados. “No Brasil, precisamos de profissionais com conhecimento em Biotecnologia; temos dificuldades imensas em encontrar mão-de-obra nesse ramo”, atenta Nishikawa.

No segundo dia, os participantes assistiram à palestra de Giuliano Degrassi, pesquisador do International Centre for Genetic Engeneering and Biotechnology (ICGEB), da Itália. O professor fez uma avaliação dos impactos negativos potenciais das culturas transgênicas e de seus produtos e derivados.

Segundo a professora Valéria Pípolo, inscreveram-se para o curso cerca de 200 pessoas. “São profissionais da iniciativa privada, professores da Universidade, estudantes de graduação e estudantes de pós-graduação de diversos cursos”, afirma.

Com tema semelhante ao curso, o livro “Culturas transgênicas: uma abordagem de benefícios e riscos”, organizado pela professora doutora, reúne pesquisas e experiências de 37 autores de cinco países diferentes (Brasil, Argentina, Estados Unidos, Suíça e Itália).

De acordo com Valéria Pípolo, o livro visa fornecer aos leitores as informações necessárias para um debate a respeito dos transgênicos, com embasamento científico, sem o envolvimento emocional ou ideológico. “Foi com muita satisfação que organizei essa obra, e acredito que, nesse trabalho de parceria, cumprimos nosso papel de disponibilizar a informação científica e contribuir para o desenvolvimento de competências”, comenta.

O livro está disponível na Livraria da UEL, que funciona das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira, em frente à Biblioteca Central. Mais informações pelo telefone (43) 3371-4691 ou pelo e-mail livraria-uel@uel.br.

Crédito da foto: Ana Luisa Casaroli

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: