Departamento de Física da UEL promove Semana de Física

Evento realizado no anfiteatro do CESA chega à 16ª edição com foco na atividade profissional da área de Física  

Professor Edson Laureto, coordenador da Semana de Física

Edição: Beatriz Pozzobon
Pauta: Cláudia Hirafuji
Reportagem: Roberto Alves 
Entre o final de agosto e o início de setembro foi realizada a 16ª edição da Semana de Física, em uma parceria entre a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e o Colégio Portinari. Este ano, o evento coordenado pelo professor doutor Edson Laureto*, tem como tema: “Física: perspectivas profissionais”, no qual foram debatidas as diversas possibilidades de campo de trabalho para os profissionais de Física.

A abertura do evento foi realizada no Teatro Marista com a presença do astronauta brasileiro Marcos Pontes. “O astronauta ministrou uma palestra extremamente motivadora para os que fazem Física, ou querem ingressar no ramo. Ele é um dos grandes divulgadores da ciência no nosso país atualmente”, destaca o professor doutor Edson Laureto.

Entre outras atrações, o evento contou com a presença de Edson Kuramoto, físico e presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear. Kuramoto fez importantes esclarecimentos sobre a tragédia ocorrida na cidade de Fukushima, no Japão, vitimada por um tsunami no início do ano, e também sobre a viabilidade do uso de energia nuclear no Brasil e no mundo.

Outra grande presença no evento foi do professor Espero Morato, do Instituto de Pesquisas Médicas de São Paulo (IPEM). O professor Morato é um físico empreendedor, pois tem uma empresa que realiza pesquisas e aplicações do raio laser em diversas áreas industriais e aplicações médicas. “O professor Morato abordou em sua palestra um trabalho muito interessante sobre a fabricação de stents, pequenas molas que são inseridas nas artérias do coração e que são produzidas com a tecnologia do laser”, explica Edson Laureto.

Tendo como foco as atividades profissionais da Física, foram realizadas mesas redondas entre alunos participantes e diversos representantes tais como Diuza de Souza Almeida, técnica pedagoga da área de Física do núcleo regional de ensino. Foram debatidas questões sobre as perspectivas profissionais para o futuro da Física.

O professor Amando Ito, da USP de Ribeirão Preto concedeu palestra na noite de sexta-feira, dia 2 de setembro. “Ito trabalhou diretamente na comissão que elaborou uma proposta para regulamentar a profissão do físico no Brasil, que atualmente está em discussão no Congresso Nacional” diz o professor doutor Edson Laureto.

Segundo Edson Laureto, a Física passa por um período de expansão no Brasil, pois na história do ensino nunca houve tantos investimentos como tem ocorrido atualmente. “Para citar um exemplo a UEL tem todos os seus pós-graduandos com bolsas do governo federal, bolsas da CNPQ e bolsas da Fundação Araucária do Paraná. Ninguém está fazendo pós-graduação na UEL sem bolsa, pois o governo está custeando as bolsas de todos os estudantes”, destaca o professor doutor.

Ele também revela que há uma perspectiva de conseguir aumentar a “fatia” de físicos nas indústrias, pois estas estão percebendo o potencial dos profissionais de física para desenvolver projetos e aplicar conhecimentos na área industrial. “Acreditamos que a Física é a mãe de todas as ciências e é um conhecimento estratégico para o país se desenvolver científica e tecnologicamente”, finaliza o professor doutor Edson Laureto.

*Edson Laureto: Graduado em Física pela UEL, mestre e doutor em Física pela Unicamp. Atualmente, é professor adjunto da UEL.

Crédito da foto: Roberto Alves

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: