Funcionários do CEFE participam do curso de Autoestima

Curso de autoestima é aplicado por pedagoga para 30 funcionários do Centro de Esporte e Educação Física da UEL
 
Edição: Beatriz Pozzobon
Pauta: Cláudia Hirafuji
Reportagem:Pamela Oliveira
O Conexão Ciência conversou esta semana com a professora Maurenia Nielsen do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina, formada em pedagogia pela UEL. Ela é a responsavel pelo curso de autoestima no ambiente de trabalho, que está sendo aplicado aos funcionários do Centro de Esporte e Educação Física (CEFE), totalizando um número de 30 pessoas.

O curso é ofertado desde 2006 nos diversos departamentos da UEL, coordenado pela Divisão de Acompanhamento e Treinamento (DAT) e pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH). O curso visa despertar nos funcionários a idéia de que, para uma vida mais saudável e tranquila, é necessário estar bem consigo mesmo.

Conexão Ciência: O que é o curso de autoestima no ambiente de trabalho?
Profa. Maurenia Nielsen: É um curso que busca resgatar e subsidiar as pessoas para que elas se cuidem e se conheçam. Criei o curso, pois, convivendo com outros colegas – professores e alunos – percebi que as pessoas têm dificuldade de lidar com esse lado emocional e psicológico. Por conta disso, se atrapalham no ambiente de trabalho, passando a dizer que os outros estão errados, mas esquecem de olhar dentro de si mesmo para verem o que é que está errado e que pode incomodar outras pessoas.

Conexã Ciência: Como é realizado o curso de autoestima?
Profa. Maurenia Nielsen: No curso eu trabalho com dinâmicas, brincadeiras, apresento slides e conceitos de outros autores, para que as pessoas possam entender a autoestima de forma concreta. Eu tento trazer para os momentos do dia-a-dia, para que eles compreendam mais facilmente a idéia que eu quero passar. Em locais de bastante espaço, como o HU, por exemplo, vamos para o ar livre e fazemos atividades lúdicas, para explicar o conteúdo. Depois conceituo com algum autor, trazendo a teoria. Faço uma retrospectiva tentando fazer com que olhem para si mesmos e descubram o que é que fazem de bom para si e para os outros.

Conexão Ciência: Qual o perfil das pessoas que procuram este curso?
Profa. Maurenia Nielsen: Na UEL temos os funcionários que precisam preencher suas horas de cursos requeridas pela própria universidade, assim como os alunos, então eles procuram este curso. Também observo que há aqueles que estão buscando conhecer a si mesmo. Normalmente há pessoas que estão magoadas, insatisfeitas com o trabalho, pensando que há problemas. A idade varia desde 20 anos até mais de 60. É bem diversificado.

Conexão Ciência: Como é trabalhada a autoestima no ambiente profissional?
Profa. Maurenia Nielsen: As pessoas acreditam que, para ter boa autoestima, o local de trabalho tem de ser maravilhoso. Porém, é necessário entender que uma boa autoestima tem a ver com a própria pessoa, pois é você quem precisa estar bem. É você quem deve fazer o bem para que as pessoas percebam e retribuam isso.

Crédito da foto: Pamela Oliveira

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: