Campanha solidária busca despertar a cidadania em crianças e adultos

Projeto “Sou Criança, Sou Cidadão” tem como objetivo promover o sentimento de solidariedade em crianças

Alunos dos CEIs em apresentação no Restaurante Universitário

Edição: Karina Constancio
Pauta: Cláudia Yukari Hirafuji
Reportagem: Flávia Cheganças

“A grande finalidade é despertar tanto nos alunos, como nas famílias e principalmente para os estudantes da universidade, que a questão de cidadania se inicia na infância. O projeto é realizado para que as crianças percebam que o sentimento de solidariedade tem que ser construído ao longo do tempo através de suas ações.” diz a professora doutora Adriana Regina de Jesus. Ela é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC).

De acordo com a professora doutora a campanha “Sou Criança, Sou cidadão” tem como proposta arrecadar roupas infantis e brinquedos em bom estado, que serão doados para instituições sociais da cidade. Ela é organizada pelos Centros de Educação Infantil (CEI) em parceria com o Campus da Universidade de Londrina e Hospital Universitário e teve seu lançamento realizado no dia 2 de setembro, na praça do Restaurante Universitário (RU) da UEL. Alunos dos CEIs fizeram uma apresentação musical e teatral em conjunto com o departamento de música da UEL.

O projeto tem o apoio dos pais dos alunos dos CEIs e está convocando a comunidade que se sentir sensibilizada. Segundo dados fornecidos pela organização da campanha, no ano de 2010 foram arrecadadas mais de 1000 caixas de leite, esse ano o objetivo é arrecadar no mínimo 200 brinquedos e 200 trocas de roupas, que é a quantidade de estudantes do CEI. Mas organizadores do evento esperam que esse número seja maior, visto que serão realizadas coletas em setores da Universidade, HU e no CEI’S.

A professora doutora afirma que a divulgação será o grande especial desse ano. “Nós percebemos que sem o amparo e apoio da comunicação nossas ações ficam amarradas, pois não conseguimos atingir todo público alvo da universidade. É importante divulgar as atividades, para que elas sejam democratizadas e até pra legitimar o trabalho dos envolvidos”, revela.

Para incentivar ainda mais a participação das crianças na campanha, a doutora explica que os coletores e cartazes serão construídos por elas mesmas no mês de setembro. “Desse modo os alunos vão participar de todo o processo e aprenderão de uma maneira melhor o significado de solidariedade e ajuda ao próximo”, completa.

A Vice-Reitora da UEL Berenice Quinzani Jordão que esteve presente no evento disse que é importante esse tipo de realização no campus. “Faz parte da UEL formar profissionais com qualidade, não só na técnica, e sim como pessoa e cidadão atuante na sociedade. Para isso, ações como essa tem que começar desde cedo, na educação infantil, para despertar a consciência de que cada um tem um papel importante na comunidade em que vive”, completa.

“O mais importante pra gente não é nem a quantidade, mas o momento de reflexão das crianças enquanto cidadão , a partir do momento em que você provoca esse sentimento de solidariedade nas crianças e na comunidade universitária começa a significar a questão da formação humana” conclui a professora doutora Adriana Regina de Jesus.

Toda a arrecadação será entregue no dia 4 de novembro deste ano para as entidades selecionadas. Os postos de arrecadação serão distribuídos pela UEL, CEIs e HU.

Crédito da foto: Flávia Cheganças

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: