VII Seminário de Economia Solidária é realizado na UEL

Evento conta com ampla discussão sobre o sistema organizacional da economia solidária

Edição: Karina Constancio
Pauta: Claudia Hirafuji
Reportagem: Fiama Heloisa

O VII Seminário de Economia Solidária, realizado nos dias 22 e 23 de setembro na Universidade Estadual de Londrina (UEL), foi organizado pela Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários (Intes). O professor do Departamento de Economia da UEL, Sinival Osório Pitaguarí, é um dos organizadores do evento que teve como tema central este ano “A Sustentabilidade da Economia Solidária”. Sinival Osório Pitaguarí possui graduação e mestrado em Economia pela UEL.

Segundo o professor, o objetivo do Seminário foi refletir sobre o desenvolvimento da economia solidária, seus mecanismos de disseminação e as maneiras de aperfeiçoar o projeto. “O tema deste ano visa discutir quais as condições necessárias para que os empreendimentos da economia solidária possam desenvolver-se por completo e gerar renda efetiva para seus trabalhadores”, explica.

          Conferências, seminários e mesas-redondas fizeram parte da programação. A palestra da manhã de quinta-feira foi com Ademar Bertucci, representante do Fórum Brasileiro de Economia Solidária e Cáritas Brasileira. Já à tarde, o evento contou com a presença do economista Paul Singer, que é Secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego. Paul Singer é considerado um dos principais pesquisadores da economia solidária no Brasil. Ele é professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP e autor de vários estudos e livros sobre organização do trabalho e economia.

De acordo com organização do evento, o encontro deste ano foi fruto de uma parceria entre a UEL, a prefeitura e a Cáritas*, que juntos buscaram realizar um Seminário de maior qualidade e importância para a região. É por isto que este evento foi realizado junto com o VI Seminário do Programa Municipal de Economia Solidária, o I Seminário de Economia Solidária da Cáritas Arquidiocesana de Londrina e o I Fórum Regional de Economia Solidária. “Estamos com altas expectativas para o Seminário, queremos contar com uma grande presença de professores, de estudantes e da comunidade externa”, entusiasmavasse o professor Sinival Osório Pitaguarí.

* A Cáritas Brasileira faz parte da Rede Cáritas Internationalis, presente em 165 países e territórios. Reconhecida como entidade de utilidade pública federal, tem como objetivo a promoção e atuação social na defesa dos direitos humanos.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: