Crianças do CEI participam da caminhada pela paz

Acompanhando a “onda” de movimentos pela paz em Londrina, o Centro de Educação Infantil da UEL mobiliza crianças e realiza passeata no campus universitário

A pedagoga Keli Cristina da Silva Ferreira, chefe de divisão da educação infantil do CEI, explicou como ocorreu a caminhada dos alunos.

Edição: Beatriz Pozzobon
Pauta: Cláudia Hirafuji
Reportagem: Ana Maria Simono 
Cerca de 90 alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) realizaram, no dia 19 de setembro, a Caminhada pela Paz. Vestidas de branco, com cartazes e faixas na cabeça, crianças de dois a seis anos de idade caminharam por todo o calçadão do campus Universitário rumo ao letreiro da UEL, localizado em frente ao Centro de Ciências Biológicas (CCB).

Durante o percurso, as crianças pediam “queremos a paz na cidade e no mundo!”. As faixas que usavam e os cartazes que carregavam, segundo a pedagoga Keli Cristina da Silva Ferreira*, foram confeccionados, em classe, pelos próprios alunos. “A caminhada faz parte de um trabalho realizado anteriormente. As professoras trabalharam a temática da paz em sala de aula, contaram histórias e construíram com as crianças os cartazes e bandeirinhas utilizados na passeata”, ressalta.

A ideia é da professora Giselle Aparecida Marcatu Almeida, e representa mais uma das inúmeras campanhas que tem se espalhado sobre o assunto no mundo todo. As chacinas escolares, que antes pareciam restringir-se apenas aos americanos, “chegaram” ao Brasil. Massacres como Realengo (zona oeste do Rio de Janeiro), em abril, e casos como o do menino David Mota Nogueira, de 10 anos, que se matou após atirar em uma professora, em setembro, na região do ABC Paulista (SP), tem se tornado cada vez mais frequentes. Por vezes, a opinião pública tem sido surpreendida com notícias de violência nas escolas.

Dessa forma, surgem campanhas pela paz em Londrina, no Brasil e no mundo. Para Keli Ferreira, o objetivo principal da instituição ao promover ações desse tipo é mostrar e enfatizar as noções de paz e respeito inclusive no cotidiano dos indivíduos. Ela falou sobre o modo como procuram tratar do assunto com os alunos menores: “Começamos falando da paz e da não-violência em atos simples, como não bater, não morder, não gritar. Com o tempo, essa compreensão alcança o âmbito social e as crianças maiores já conseguem entender a importância dessas práticas sociais”, explica.

A pedagoga esclarece ainda que o evento foi inspirado no “Abraço do Lago Igapó”, que ocorreu um dia antes da passeata e reuniu cerca de 3 mil pessoas para celebrar a paz em Londrina.“É fundamental trabalharmos com a questão de valores porque, segundo a psicologia, é esse o momento em que o indivíduo começa a construir sua personalidade, seu caráter. Então abordamos, em sala de aula, muitos aspectos como solidariedade, respeito, amor ao próximo, paz e cooperação entre os alunos”, destaca.

De acordo com Keli Ferreira, a caminhada foi bastante significativa para os estudantes, que ficaram muito felizes com a ação. Ela também afirma que o evento mobilizou também as famílias dos alunos. “Os pais, que não trabalhavam no período, se animaram com a iniciativa e se dispuseram a participar do evento, concedendo inclusive entrevistas para a imprensa local”, observa.

A pedagoga explica que o evento faz parte do projeto “Sou Criança, Sou Cidadão”, criado em 2004 e abordado durante o segundo semestre deste ano pelo CEI da UEL. A próxima ação do projeto, segundo ela, será a distribuição, via alunos, de caixas nos diversos centros da Universidade para coletar roupas e brinquedos infantis que serão doados a duas instituições assistenciais.

O trabalho de conscientização em prol das práticas cidadãs continua, e o CEI convida toda a comunidade a juntar-se aos alunos da educação infantil para realizar atividades de cidadania, paz e respeito nas escolas.

*Keli Cristina da Silva Ferreira é formada em pedagogia e especializada em psicopedagogia pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente, atua como chefe de divisão da educação infantil do CEI/CAMPUS.

Crédito da foto: Ana Maria Simono

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: