XVII Semana do curso de Secretariado Executivo aborda as novas competências dos profissionais

Coordenador do evento faz uma reflexão sobre as mudanças no mercado e sobre a necessidade de trabalhos teóricos da área

Pauta: Cláudia Hirafuji
Reportagem: Adriana Gallassi
Edição: Karina Constancio

O departamento de Administração e o curso de Secretariado Executivo da Universidade Estadual de Londrina (UEL) promoveram, entre os dias27 a30 de setembro, a XVII Semana do Curso de Secretariado Executivo e, paralelamente, o Encontro de Estudos Científicos de Secretariado Executivo (ECISEC). Segundo o coordenador geral do evento, professor Paulo Eduardo Lacerda, graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestre em Administração pela UEL, o principal objetivo da Semana foi proporcionar aos alunos o conhecimento e a reflexão a cerca das novidades nos campos de atuação da profissão, assim como suas inovações e perspectivas.

Entre os temas abordados durante a Semana, esteve presente a reflexão a cerca das novas competências do profissional de Secretariado Executivo. O professor afirma que, “hoje há uma situação bastante distinta de alguns anos atrás, nós temos uma globalização econômica que se tornou uma realidade indiscutível, uma interpenetração de negócios de um país para outro, de uma região para outra”. Segundo ele, todas essas mudanças nas relações do mercado mundial fizeram com que os profissionais precisassem desempenhar papéis diferentes e, por conseqüência, exige novas competências, como: o conhecimento de diferentes idiomas, saber relacionar-se e ter qualidade no assessoramento aos executivos. “Muito diferente do esteriótipo da secretária que tomava ditado, datilografava e recebia as visitas”, afirma o professor.

Em um curso que, de acordo com o coordenador do evento, não se tem a tradição de produção de artigos acadêmicos e apresentação de trabalhos, o ECISEC faz um papel importante de estímulo. “O Encontro busca estimular uma abordagem mais acadêmica dos aspectos teóricos da profissão”, ressalta o professor. Na edição deste ano, foram 125 inscritos e 17 artigos acadêmicos apresentados. Para o coordenador, esse número de artigos é expressivo para o curso, e acrescenta que espera uma ampliação desse número para os próximos anos concomitante ao aumento de sua qualidade e profundidade, para que seja agregado mais conhecimento a área.

O professor acrescenta ainda, a importância do profissional de secretariado executivo estar disposto à aprender pois, o mercado é dinâmico e os papéis desempenhados pelos profissionais tem que se ajustar a ele. . Ele também declara que o mercado para esse profissional tem aumentado quantitativamente e qualitativamente. “O mercado começa a descobrir o potencial do profissional egresso de curso superior, isso faz a diferença”, conclui o o coordenador da Semana, Paulo Eduardo Lacerda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: